Formação
Centro de Recursos
Formulários / Normativos
Plano de Formação de Professores (2014 - 3ª fase)
Plano de formação contínua de professores 2014/2015 (1.º período)
(Atualizado a 05/09/2014)
Consulte aqui.
Abertas as pré-inscrições para todas as ações.
Preencha a Ficha de Inscrição (aplicável a todas as ações) e envie para cfaeca@gmail.com
Poderá também consultar o nosso catálogo formativo permanente na seguinte ligação.
O Plano de Ação do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma contempla, por um lado, as orientações expressas pelo Sistema Educativo, relativamente à formação de Pessoal Docente e não Docente, por outro, as necessidades identificadas nas Escolas associadas, integrando estrategicamente dispositivos de formação que procuram proporcionar e atualizar saberes e competências ao nível científico e didático/pedagógico.
Partimos assim do princípio que a “educação constrói o futuro, torna-se, então, imprescindível revalorizar as escolas e os professores, pois que da sua ação continuará a depender a qualidade de vida das gerações do amanhã” (Serrano, 2009). Deste modo queremos reforçar a importância do papel das próprias organizações escolares capacitarem os seus professores para se desenvolverem como profissionais, sendo pro-inovadoras na melhoria contínua da educação, rentabilizando os recursos das escolas.
Nesta lógica devemos desenvolver e criar condições para o “princípio que a escola é uma organização que aprende” (Serrano, 2009), que em parceira com os Centros de Formação de Escolas (CFAE), conhecedores externos das realidades e possibilidades da escola, devem traçar um plano de ação centrado na escola, partindo das necessidades específicas de cada contexto e de cada projeto educativo. A formação contínua deverá neste sentido promover e valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os professores, contribuindo para a melhoria das práticas e para o sucesso académico dos alunos.
É nossa intenção criar espaços que permitam o desenvolvimento de redes de (auto) formação participada (Nóvoa 1992), através de seminários de curta duração, workshops, sendo a formação assumida neste sentido como um processo interativo e dinâmico, possibilitando a troca de saberes e experiências, onde o professor pode desempenhar em simultâneo o papel de formador e formando. Deste modo a nossa ação enquanto CFAE deverá centrar-se, fundamentalmente, na conceção e operacionalização dos Planos de Formação e outras iniciativas formativas que sejam relevantes para a formação contínua de professores.
Realçamos a importância na construção e planeamento destes momentos formativos que permitam a reflexão sobre os modos de agir perante as implicações que a mudança nos impõe e as reformas permanentes do nosso sistema educativo, que contribuem e colocam os professores numa “azáfama de mudança” (Ferreira, 2009).
Assim, construímos um plano de formação assente não só no levantamento de necessidades de formação apresentada pelos órgãos de gestão da escola e pelos docentes e não docentes, como também visamos proporcionar momentos de reflexão, onde possamos interagir e discutir novos modos de atuar, contribuindo deste modo para o Desenvolvimento Profissional que visa um “processo contínuo de melhoria das práticas docentes, centrado no professor, ou num grupo de professores em interação, incluindo momentos formais e não formais, com a preocupação de promover mudanças educativas em benefício dos alunos, das famílias e das comunidades” Oliveira – Formosinho (1998 in Sarmento 2002), citado por Ferreira (2008).
Após um trabalho de análise, reflexão, e discussão junto dos órgãos de gestão das escolas, pretendemos:
Responsabilizar os destinatários da formação pela identificação das necessidades formativas, envolvendo os órgãos de gestão em processos de avaliação interna dos aspetos pedagógicos e didáticos mais frágeis, garantindo, também, a realização e implementação das ações do Plano nos diferentes estabelecimentos de ensino.
Subordinar, tanto quanto possível, o Plano de Formação a uma lógica de resolução de problemas, efetivamente identificados pelos seus destinatários.
Estabelecer e reforçar as parcerias com as Editoras, Universidades, Associações, Autarquia, de modo a operacionalizar o Plano de Formação, no âmbito das Ciências da Especialidade, promovendo a dimensão científica da formação e a aprofundamento de experiências de inovação pedagógica.
É nossa missão responder às necessidades de formação dos diferentes contextos educativos, procurando satisfazer adequada e qualificadamente as necessidades identificadas, em parceria com instituições de excelência (Universidades, Escolas Superiores de Educação, Associações Profissionais e científicas, Autarquias e Ministério de Educação), potenciando a diversidade de contributos, como instrumento estratégico para a melhoria do processo educativo que tem contribuído para a qualidade e o sucesso da formação.
No ano letivo 2013/2014 o Centro de Formação promoveu um plano de ação centrado nas necessidades individuais e coletivas das escolas/agrupamentos, tendo realizado 80 ações de formação, entre seminários, círculos de estudo, cursos, oficinas e workshops, abrangendo aproximadamente 1400 professores de todas as áreas e níveis de ensino do concelho de Almada.
É nossa intenção continuar a prestar um serviço de qualidade através de um plano de formação flexível e articulado numa dinâmica constante, integradora das necessidades contextualizadas e emergentes no quotidiano das escolas/agrupamentos.
O Plano de Formação 2014/2015 do Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada, AlmadaForma, encontra-se assim organizado em função dos princípios orientadores de referência, que configuram a nossa ação em prol da qualidade da formação e da educação, como parceiros do futuro.
Histórico Formativo:
Plano de Formação de Professores (2014 - 2ª fase)
Plano de Formação de Professores (2014 - 1ª fase)
Plano de Formação de Professores (2013 - 4ª fase)
Plano de Formação de Professores (2013 - 3ª fase)
Plano de Formação de Professores (2013 - 2ª fase)
Plano de Formação de Professores (2013 - 1ª fase)
Plano de Formação de Professores (2012 - 3ª fase)
Plano de Formação de Professores (2012 - 2ª fase)