Formação
Centro de Recursos
Formulários / Normativos
Cumprimento do Plano de Formação 2012/2013
O Centro de Formação de Escolas de Almada - AlmadaForma, congratula-se de ter cumprido um plano de formação abrangente e ambicioso que proporcionou aos docentes, pessoal não docente e comunidade um vasto leque de percursos de aprendizagem e de melhoria contínua daquele que é o nosso caminho: a educação.
Pode consultar aqui a execução do Plano de Formação de Professores e a execução do Plano de Formação de Pessoal não Docente e Projetos em que estivemos envolvidos.
O ano letivo de 2012- 2013 constitui um marco, uma data significativa da existência dos Centros de Formação de Associação de Escolas, CFAE que importa reconhecer e celebrar.
A sua criação data de 1992-1993. Em 2012-2013 os CFAE fazem 20 anos.
Um tempo sábio, longo na ação e experiência, profundo em reflexão, fecundo no caminho - com as entidades responsáveis pela educação nacional - o Ministério da Educação, as Escolas, os educadores, docentes e não docentes, comunidade educativa, poder local e parcerias de excelência, como as universidades. Com cada um e com todos partimos e fizemos acontecer mudanças. Construímos futuro. Desse tempo inaugural a este tempo atual, estamos conscientes da constante aposta na qualidade do serviço ao serviço de uma causa maior - a educação.
No momento de encerramento de mais um ano letivo, queremos reconhecer e agradecer a colaboração dos intervenientes no processo da formação contínua, particularmente os diretores / presidentes de CAP das Escolas/ Agrupamentos, formandos e formadores, equipa de trabalho do Centro, saudando o cuidado e atenção, a competência, o profissionalismo e a responsabilidade partilhada.
Damos a conhecer uma breve síntese do trabalho desenvolvido pelo Centro AlmadaForma no cumprimento do seu plano de ação de 2012-2013.
Um simbólico presente para homenagear os 20 anos em prol da formação contínua de docentes e não docentes.
O referido Plano de ação do Centro evidencia a dimensão e grandeza do potencial existente no concelho de Almada. Os projetos educativos das Escolas/ Agrupamentos do concelho de Almada, a dinâmica da comunidade local, os desafios nacionais e internacionais, a diversidade de parcerias e redes traçam as linhas orientadoras e de ação que sistemicamente dão forma e sentido ao presente plano em análise e que permite ler o excecional interesse e envolvimento de todos.
Com efeito, trata-se de um plano estratégico de grande exigência, que muito nos orgulha pelas lógicas que convergem para a sua organização. Salientamos a diversidade de respostas formativas construídas em função das prioridades do sistema educativo, da satisfação das necessidades e expectativas dos destinatários em geral, visando a reflexão sobre as práticas, a emergência dos problemas a resolver, de forma adequada, contextualizada e integradora e sobretudo, a lógica de desenvolvimento profissional para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Um plano - janela de oportunidades para os aprendentes ao longo da vida. Os que conscientemente e por vontade investem na formação pessoal e profissional e defendem a criação de espaços e comunidades de aprendizagem de autoformação, construindo conhecimento e motivação para aprender e ensinar com sentido.
Um plano de ação que espelha a vontade de uma pequena equipa em tornar grande o poder fazer e realizar as infinitas possibilidades de todos, com todos. Acreditando e fazendo com que os enormes constrangimentos nacionais se articulem em diálogo construtivo e proatividade com os enormes desafios nacionais, mobilizando forças e condições para em conjunto continuarmos o caminho da reinvenção da educação por via da formação.
Bastava querer, como diz o poeta Ruy Belo.
Nós queremos!